top of page

Finalizado em: 17/11/2014

Nascimento de Sadako e a Bomba atômica

 

Sadako Sasaki nasceu durante a Segunda Guerra Mundial. O nome "Sadako” foi escolhido à menina por um dos clientes da barbearia de seu pai, especialista em nomes que trazem sorte e saúde. Segundo ele, esse nome a faria crescer forte e saudável.

 

No dia 6 de agosto de 1945, primeira bomba atômica do mundo detonou no céu sobre Hiroshima. De repente soaram sirenes para que as pessoas fugissem e se protegessem.

 

Sadako, sua avó, sua mãe e seu irmão Masahiro estavam tomando café da manhã juntos quando foram surpreendidos por um clarão ofuscante e logo em seguida, uma explosão estrondosa.

 

As paredes da casa da família caíram, mas Sadako, sua mãe, avó e seu irmão sobreviveram e fugiram em direção ao rio. Ao longo do caminho, a avó de Sadako retornou para pegar algo na casa. Ela nunca mais foi vista.

A família foi colocada em um bote para ser salva dos incêndios que aconteciam. Nesse momento, uma chuva negra começou a cair. O desespero de todos era tão grande que começaram a matar a sede com a água da chuva.

 

Vida após a guerra

 

Sadako foi criança saudável, apesar de ser sobrevivente da bomba atômica. Ela era educada e cuidava dos seus irmãos com muita ternura. Ela adorava cantar e praticava esportes. Durante o Ensino Médio se destacou na corrida de revezamento com bastão, e seu grupo foi campeão da categoria (Na foto abaixo, Sadako se encontra ao centro).

Em 1955, logo depois de vencer o torneio de revezamento do seu grupo, houve sinais de que algo estava errado com Sadako. Ela pegou um resfriado e sentiu uma rigidez no pescoço. Quando o frio foi embora, a rigidez ficou. O rosto de Sadako ficou todo inchado.

 

Sadako com leucemia

 

Após passar por vários exames, o médico constatou que Sadako tinha Leucemia e no máximo um ano de vida. Sadako foi transferida para o Hospital da Cruz Vermelha de Hiroshima. Sabendo da notícia, os amigos Sadako do grupo de corrida, discutiram o que poderiam fazer para ajudar a Sadako. Eles decidiram se revezar para visitá-la no hospital.

 

Com a morte de sua companheira de quarto, Sadako percebeu como a leucemia era uma doença assustadora. Aos 12 anos, Sadako lutava contra o terror da morte.

 

Nesta época, 1000 grous (conhecidos por “Tsuru”, no brasil) de papel feitos por estudantes do ensino médio de Nagoya, foram entregues aos pacientes no hospital. O quarto de Sadako, também, foi abrilhantado por centenas de dobraduras de celofane em muitas cores.

 

Dessa forma Sadako soube da lenda,“Se fizer mil grous de papel, seu desejo se tornará realidade”. A menina a passou a dobrar Grous incansavelmente e desejar que cada um deles levasse paz ao mundo.

 

Sadako recebeu liberação para participar da formatura.

 

 

 

 

Sadako se esforçou para conseguir terminar os mil origamis, porém, enfraquecida, no dia 25 de Outubro de 1955, rodeada por sua família, ela montou seu último tsuru e dormiu placidamente pela última vez. Seus colegas de classe dobraram os 354 pássaros que faltavam para que fossem enterrados com ela.

 

Monumento da Paz às crianças 

 

Como iniciativa dos amigos Sadako, foram levantados fundos para a contrução do Monumento da paz às crianças ou Torre dos Tsurus, no Parque Memorial da Paz em Hiroshima. O monumento de nove metros de altura mostra uma menina segurando um enorme grou de papel.

Meus Origamis

Veja nas redes sociais

Aos pés da estátua está gravado:

“Este é o nosso grito.
Esta é a nossa oração.
Para a construção da paz no mundo.”

E até hoje cartas e Tsurus são deixados no monumento.

 

 

Veja também a animação feita sobre a história de Sadako Sasaki:

Espero que tenham gostado da história que me inspirou para o nome do site.

Até a próxima.

 

Fonte: http://www.japaoemfoco.com/historia-e-significado-do-monumento-da-paz-das-criancas/

 

A História de Sadako Sasaki e os Mil Grous

 

bottom of page